A A R T E D E P E N S A R
A maior expressão da inteligência humana
O ser humano gradativamente vem tornando-se mínimista. A informação e seu registro tem sido sistematicamente valorizados pois permite ganhar dinheiro para financiar a vida, o que não é ruim afinal temos que pagar as contas. Devemos aprender e reproduzir as informações; contudo os conhecimentos impostos pelas instituições acadêmicas e ser pensador na escola da vida, valorizando o comportamento humano, não são excludentes.
A necessidade de consumir o tempo todo, tornou-nos intelectual, moral e economicamente predadores da sociedade , conseqüentemente predadores de nós mesmos.
É difícil mobilizar as pessoas em torno da ética, dos valores humanísticos e das atitudes que caracterizam o bom caráter humano. Faz-se referência à maldade humana e dizem: “ O ser humano não merece viver “! Evidente que não se aplica à todas pessoas.
A busca do sucesso ( a qualquer preço ) e o consumismo , transformaram o ser humano e suas relações na sociedade onde os fins justificam os meios . O mundo está em crise.
As pessoas nem sempre são quem gostaríamos que fossem e quanto mais as conhecemos mais passamos a gostar dos animais .Para os outros o outro somos nós . O que pensam aqueles que decidimos agradar ? Tudo que o ser humano faz, faz para agradar alguém.
Entendemos mais do comportamento dos bichos de estimação do que dos humanos. Que pena! Devemos entender daqueles sem contudo deixarmos de valorizar estes.
Interessante: o ideal humano é tornarmo-nos pessoa ( o digno de ser ). A pessoa só existe em relação ( é tão importante este assunto que discutiremos nos próximos artigos ), em primeiro lugar consigo mesmo contudo mais do que perder o prazer de estarmos conosco mesmo, temos medo, isto nos assusta. Precisamos nos conhecer melhor !
O mínimismo deve ser substituído pela contemplação, pela reflexão e a interiorização.
É impossível negar os prazeres da vida!
Como dizem os estudiosos do comportamento humano “a vida é um processo constante de novos nascimentos e a tragédia é que algumas pessoas morrem ,efetivamente ,sem nunca terem nascido “. O que Cristo propõem em seus atos e palavras é de um novo nascimento, numa transformação que nos torna pessoas melhores e valorizando o outro, sem instrumentalizá-lo.
Na maioria das vezes não gostamos do eco que estamos escutando, da repercussão dos nossos atos, experimentamos uma sensação desagradável, o que devemos mudar?
É a forma de viver.
Só assim obteremos um novo eco em busca constante do aprazível, já que a vida é um processo e o homem um projeto ( que pode e deve ser mudado em função de melhorar sua forma de entender a vida e viver ).
Esta tríade é inexorável : o pensar, o agir e o sentir. Sente-se mal pois agiu mal, agiu mal pois pensou mal. O sentir-se bem pressupõem uma boa ação originada de pensamentos positivos em busca incessante de realizarmos o certo, aquilo que exalta, o que não nos envergonha caso todos venham saber do tipo das nossas ações. É bom quando iniciarmos o período do final dos nossos tempos não sentirmos vergonha de nós mesmos , dizendo: valeu a pena.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi querido....hoje foi um dos dias em que senti MUITO sua falta, pois o momento foi difícil e tenso para nós (eu recebi as notícias pela manhã), e semestre passado fiquei mal acostumada, pois sempre que vinha uma dessas bombas, suas sábias e experientes palavras nos acalmavam. Por isso entrei aqui, para de certa forma ouví-lo...e percebo que tudo que vinha refletindo perante o que estamos vivendo está totalmente de acordo com seu texto, principalmente os 4 primeiros parágrafos. Hoje lembrei muito de uma frase que eu dizia infantilmente quando era adolescene e me irritava com meu pai : "pára o mundo que eu quero descer!!!"...e também de um trecho de uma música da Marisa Monte : "eu não sou da sua rua, eu não falo sua língua"...me sinto como um estrangeiro nisso tudo!!!! Enfim, centrando em Deus como disse no texto anterior, que Ele nos dê força para que possamos nos conhecer e nos adaptar as mudanças da melhor forma! Conte comigo!!!!
ResponderExcluirminha querida Gisele
ResponderExcluirtenha certeza que fui MUITO feliz trabalhando com vc, me sintia um iniciante, rimos bastante ,talvez em função da sua compania ( foi muito importante para mim ) disse não a uma proposta de trabalho em outras Universidades, e, fiquei longe de vc,
Deus nos ajude
no que posso ser útil para vc?