quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

APRENDIZADO IMPORTANTE É O QUE CONSTRUÍMOS ATRAVÉS DAS RELAÇÕES

O homem é um ser em relação, ele só existe como pessoa quando está em relação: consigo mesmo, com os outros e com as coisas do mundo.
O que nos torna professor não é a titulação ( que apenas nos permite vender aulas ) e sim a relação que estabelecemos com o aluno ; precisamos do aluno para sermos professor. O que nos torna terapeuta não é a graduação/bacharelado mas a relação que estabelecemos com o paciente; precisamos do paciente para sermos terapeuta. O que nos torna homem ou mulher não é a genitália ( apenas permite saber o sexo ), mas sim a relação que estabelecemos com uma mulher ou um homem, respectivamente. Para sermos pessoa necessitamos da outra pessoa, só nos realizamos no outro ; contudo, que valor atribuímos à nós mesmos, ao outro , a natureza , às instituições, às coisas do mundo ? O que eles nos representam ? Uma mãe só se realiza na relação com os filhos e não simplesmente por ser genitora. Portanto , sem a relação com o outro somos apenas indivíduo.
O digno de ser na vida, é SER PESSOA.
Só existimos e nos realizamos apenas quando estamos em relação , precisamos mais do que colocar coisas nas nossas cabeças, colocá-las no coração. Nesse processo de transformação de indivíduo em pessoa precisamos aprender sempre, algo novo sobre nós mesmos ( auto-conhecimento ) sobre o processo da vida e sobre as pessoas, para efetivamente valorizarmos o que é importante.
Além do conhecimento sobre os fenômenos naturais que conferem vida às pessoas é preciso nos concentrarmos menos no que se pensa e mais no que se sente, caso contrário não há mudanças,o processo é imperfeito, existirá apenas acúmulo de informações. O “sentir” permite explorarmos áreas importantes da própria vida, lembrando que nos assemelhamos a um iceberg, o que sabemos de nós mesmos é apenas uma pequena porção. O ideal é a busca em plenitude desse ser fantástico, a maior criação da natureza: VOCE, EU, O SER HUMANO. O bom é viver bem e não simplesmente passar pela vida e é impossível entender a vida passando apenas pelo intelecto.
Aprendemos as verdades sobre a vida não simplesmente em livros, mas principalmente nos resultados e no valor que damos aos relacionamentos; essa é seguramente a mais importante forma de terapia, a compreensão da essência humana.
Um dia Descarte disse: “ Penso , então existo “ . Mais tarde Freud afirmou: “ Existo onde não penso “.
A percepção que temos na vida são resultantes das idéias conscientes e inconscientes . É impossível deixar de lado a influência da mente, das sensações decorridas dos relacionamentos e dos processos orgânicos. Corpo e mente são aspectos diferentes da mesma coisa, chamada de ser humano.
Mateus 11:19 diz: “... a sabedoria é justificada pelas suas ações. “
Tivesse eu que priorizar entre o conhecimento e a sabedoria, ficaria com a segunda ; ela é para sempre, é transformadora. O conhecimento, como a ciência, é formado por conjunto de verdades transitórias e levado ao esquecimento com facilidade ( memória é a capacidade que temos para esquecer as coisas ; por isso que existe um ditado popular: não confie na memória, escreva ). Mais importante que acumular fatos ( coisas que colocamos nas nossas cabeças ) , mesmo que objetivos, é exercitar a sabedoria como produto da reflexão e das sensações vividas nas relações ( coisas que colocamos no coração ). A sabedoria nos informa que o conhecimento pode ser manipulador e/ou manipulado , grande parte das vezes incoerentes, pois normalmente as pessoas tem um discurso diferente da prática . Mais importante do que o discurso, construído à partir de informações racionais, é o exemplo conferido pela pratica de nossos atos ( para nossos filhos, colegas , alunos , sobrevivem nossos exemplos mais do que as palavras ).
Em toda relação ( profissional, de amizade, matrimonial ) existem apenas duas possibilidades : ter sempre razão ou ser feliz . Observamos que o mais equivocado é aquele que sempre acha que tem razão.
Como somos importantes, uns para os outros ,e nós para nós mesmos . Cada encontro nos relacionamentos deve ser um agradável evento.

3 comentários:

  1. Oi Sérgio, Denise Felipe enfim comentando. Concordo que o relacionamento é algo enriquecedor, acabo de passar alguns dias com minhas amigas de São Paulo e é fato como a amizade é importante e como estarmos juntas é agradável. Espero estarmos juntos também em breve.
    Beijos da família.

    ResponderExcluir
  2. Cara e querida Denise
    saudades
    vc daz pate da minha história e este é o meu maior patrimonio
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Salve Tio Sérgio

    Como já dizia um recado que eu ouvi um dia na sua secretária eletrônica

    "Não importa o que você é nem o que você tem, e sim o que você PENSA"

    Parabéns pelo Blog, um grande beijo e saudades do discípulo

    Hugo

    ResponderExcluir