sábado, 14 de fevereiro de 2009

O EDUCADOR EMBLEMÁTICO

Jesus em suas pregações mostra aos homens uma vida que nunca viveram e que deveria ser vivida. A maior função da educação é a transformação. Propõem um novo nascimento, enfim, que possamos ver o que nunca temos visto. Como adquirir riquezas interiores podendo assim o mundo de cada um expandir-se , buscando viver com alegria e dar alegria .
Desde muito jovem ouvi esta história : uma pessoa morreu , foi para o céu e chagando lá perguntou para o Senhor se poderia ficar, o que lhe foi dito é que haveria duas condições, 1º) ter experimentado a felicidade ; 2º) ter facilitado para momento de felicidade de outras pessoas . Caso contrário que sentido teve sua vida? Do que serviu? Só gastou oxigênio da terra .
Na arte de educar, Cristo realizou a tarefa mais importante : ensinar a ver ; a necessidade de sentir, de colocarmo-nos na condição de..., compadecer-se. Só assim poderemos ter contato real com o bom gesto e a beleza, o fascínio do mundo. De potencializarmos a alegria.
Rubem Alves diz que existe dois tipos de educação: - educação das habilidades , - educação da sensibilidade . Sem o desenvolvimento da sensibilidade , o desenvolvimento das habilidades torna-se sem valor. Na arte de viver , o conhecimento nos fornece apenas os meios, enquanto que a sabedoria nos dá a razão para viver.
Devemos viver com conhecimento , mas principalmente, com sabedoria, com prudência.
Jesus nos ensinou que como as crianças devemos ter um olhar de encantado, amoroso, de admiração ( as coisas como as pessoas perdem a graça quando não mais as admiramos ) .
Como sentir-se bem ?
Cristo dizia que suas palavras só teriam sentido se nos ajudassem ver o mundo melhor; transformados ; num processo constante de novos nascimentos: hoje melhor do que ontem e um pouco pior do que amanhã! Que vivêssemos um processo constante de renovação.
No que devemos ser crianças ( quem não se tornar uma delas não entrará no reino dos céus – entendido como o lugar da felicidade ) ? Mesmo não tendo conhecimento para nos transmitir percebemos nas crianças a utilização de estratégias e a existência de saberes que nos ensinam efetivamente o que é essencial para a vida. Elas amam a simplicidade; são ociosas criativas; se encantam com os fenômenos da natureza e sua manifestação de beleza; seu mistério é envolver-se com as coisas que dão prazer e promovem a alegria; precisam apenas que suas necessidades básicas sejam satisfeitas.

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