Tenho uma amiga ( que amo muito ), que amorosamente me questiona(com bons argumentos) toda vez que digo isso:
Tivesse como escolher entre a ciência e a sapiência, escolheria a sabedoria.
Por que?
Considerando,
- Leo Buscaglia, em O Paraíso fica perto: A vida é um paraíso para aqueles que amam muitas coisas apaixonadamente;
- Clarice Lispector: ninguém vive bem, vive-se;
- Helen Keller: a vida é uma aventura ou simplesmente nada.
Os sábios não sentem vergonha de amar, de estarem apaixonados por muitas coisas. Deus é amor! Só o amor tem o poder de unir e respeitar a individualidade do outro. O amor soma a alegria e divide a tristeza. O amor é o produto da compreensão e do respeito. Só o amor é capaz de colocar e manter a humanidade acima das ideologias, das raças e dos interesses pessoais.
A motivação básica do ser humano é primeiro não sofrer e depois ser feliz, para isso é preciso ter força para aceitar o que não pode ser mudado , coragem para transformar o que deve e pode ser mudado e sabedoria para separar uma coisa da outra.
Nossos entusiasmos são superados nas primeiras e mais frágeis adversidades.
A compreensão sobre nosso valor como agente da sociedade no processo de humanização nos leva ao respeito por nós mesmos e à vida do outro.
Só a sabedoria nos faz entender que somos especiais, a maior e mais complexa criação da natureza.
Na natureza o único ser vivo que acumula seus problemas é o homem, isto o sufoca. Com paciência enfrentaremos o conflito lembrando que o processo nunca termina, pois após este, outros virão. A vida pressupõem sofrimento. A vida, sem exceção de ninguém,não é linear; é feita de altos ( alegria, prazer, felicidade ) e baixos ( conflitos, problemas, tristezas ), com ansiedade presente ( em maior ou menor intensidade ). É preciso sabedoria para entender e treinamento para enfrentar estas e desfrutar aquelas. O crescimento pessoal através do aprendizado constante é inexorável; na escola da vida não existe férias. Temos que aprender com o sofrimento, só assim não será ele em vão.
Tenhamos sabedoria e alegria toda vez que encontrarmos um meio de vencermos nossas fraquezas, superarmos nossas limitações e promovermos nossa paz.
A vida é portanto um processo dinâmico. Está sempre de braços abertos para aqueles que aceitam o convite para participar com paixão.
A felicidade não é um segredo , depende também de nossas escolhas.
A vida deve ser uma comemoração, um evento marcado por encontros, independente de datas.
Sábio é aquele que no dia-dia encontra motivos para fazer de cada encontro um momento especial.
Sabedoria e conhecimento, necessariamente , não se excluem.
domingo, 29 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário