sábado, 4 de abril de 2009

EVOLUÇÃO E CULTURA

Evolução= (utilizarei as palavras do meu dileto amigo Daniel Ventura de Andrade ) ¨ evolução é buscar quem ficou para traz “.
Cultura = local de valores onde somos criados; adiantamento .
A cultura ocidental é baseada no consumo imediato apresentando evidentes sintomas de sua decadência e o surgimento dos efeitos deletérios pela subversão ( e troca ) de valores; nunca facilitou para que o homem aprendesse o mínimo necessário sobre conhecer a si mesmo . Nunca ensinou como desenvolvermos nossas potencialidades, principalmente as mentais que influenciam poderosamente no vivermos bem.. Nossas interpretações sobre o comportamento humano são apenas conseqüência do julgamento precipitado, sem formação consciente de uma opinião como produto da compreensão e do entendimento . Julgamos positiva ou negativamente conforme o momento e a situação, falando do que pouco entendemos e principalmente do que convenientemente achamos.
A falta do real conhecimento sobre a vida interior do ser humano, plena de recursos, pouco ou nada utilizados é a causa principal de nos misturarmos com o coletivo, sem singularidade; onde paradoxalmente querendo sermos alguém, com características individuais, somos na realidade invisíveis para a sociedade, simplesmente anônimos.
Que loucura! Necessitamos ser reconhecidos como alguém , procuramos ter o máximo de bens de consumo ( que logo a tecnologia os torna obsoletos ) , nos empenhamos tanto para mostrarmos uma “boa” aparência e, efetivamente, esta mesma sociedade não nos observa, para ela somos transparentes ( não existimos como pessoa ); somos simples objeto dela mesmo. Interessante! Perdemos a individualidade por falta de conhecimento e interesse na compreensão sobre si mesmo . Triste ilusão, o modelo adquirido e vivenciado nesta cultura dos últimos tempos , potencializados pelas coisas boas que a burguesia proporciona, nos torna apenas consumidores; perdemos a capacidade de refletir e deitamos no berço da inércia, não buscando o desenvolvimento na educação de outras habilidades e de nossos sentimentos em função das necessidades reais e que são efetivamente básicas para o ser humano. Apenas exercitamos espontaneamente a ilusão( pois caso contrário a vida seria insuportável ) ,e, por necessidade a memória.
Importante para a organização mental e o conhecimento efetivo ( e não o achar que sabe ) é a reflexão que permite elaborarmos a ponte entre o universo e nós mesmos; importantíssimo na pratica diária da manifestação desta máquina complexa de viver ( que é o ser humano ).
Os atos de interiorizar e criar abrem os canais para a atividade de todo mecanismo da inteligência para viver ( não simplesmente a de estudar ), capaz de transformar grandes problemas em simples oportunidades. O homem , mentalmente, é um ser em construção caso contrário é um campo aberto para o pessimismo , os temores , o aumento da ansiedade e a falta de orientação nas tomadas de decisões.
A interiorização tem como conseqüência a abertura mental, eficiente e eficaz na caracterização da essência no comportamento humano. Encerra ela uma mudança de paradigma, nos levando a uma forma de pensar, agir e sentir a vida contemplando inclusive a necessidade fundamental do ser humano em transcender.
Como dito anteriormente, a reflexão e a criação permitem desenvolvermos nossas inteligências que nos conduzirão a uma evolução consciente (do homem ), agora com outra cultura, aceitando quem efetivamente somos, qual a missão na terra e encontrarmos um sentido para nossas vidas. Saber de onde viemos e para onde iremos, tenho a impressão que ainda não será possível com essa transformação ou construção de uma nova pessoa.
No desenvolvimento das habilidades o fundamental é praticar; praticar sempre . Estar aberto para o novo, para outras possibilidades e forma de viver; só assim construiremos e experimentaremos uma nova vida, mesmo que seja num corpo velho.
É necessário experimentar o que se estuda e o que se reflete, e, refletir e estudar o que se experimenta.
O maior pecado que cometemos contra o Criador é, não conhecer, não acreditar, não desenvolver nossas forças interiores; não despertar o gênio que existe dentro de cada pessoa.
O maior milagre da vida é a vida, o show da vida é a vida, os melhores prazeres da vida estão na vida. Só nos resta vivermos livres dos complexos, das angustias e dos ajustamentos.
Mais do que transformarmos nossa vida devemos enriquecê-la, deixando de ser um indivíduo (imposto pela sociedade ) e sermos pessoa ( desejo do Criador ): consciente, voluntariosa, participativa, pró-ativa, humana, amorosa , e ... de bom gestos

4 comentários:

  1. Você, meu mestre, é um verdadeiro ser em evolução! Sempre buscando os que ficaram para tráz, eu mesma me considero uma "resgatada". E como você está correto: todos gostamos de julgar o comportamento alheio, dentro da nossa verdade e princípio, que nada mais é, do que um erro de percepção e consciência, afinal, são os NOSSOS princípios e as NOSSAS verdades - só queria dizer que, apesar de verdade, é quase inevitável, afinal, somos seres humanos por completo (bom e ruim, esforçado porém imperfeito)! Mas queria te dizer mais, o experimentar, o mudar, o recomeçar é, realmente, bom! Não digo que seja fácil, mas nos obriga a ver as dificuldades como oportunidades, não temos outra saída! Apesar das saudades, queria que soubesse que, estou buscando as oportunidades no novo, desconhecido e, muitas vezes, árido caminho. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Cara e querida Miyuki,
    vc está repleta de razão, principalmente ao aceitar o grande desafio do aventurar-se ( no bom sentido ), conhecer melhor os seus limites e principalmente suas potencialidades. Vc é melhor do que imaginas.
    Muitas Saudades, outro dia ou melhor noite, sonhei com vc, te arrenquei do sonho e te dei um abraço e bjo paternal e amigo.
    Esqueço todo dia de vc
    bjão

    ResponderExcluir
  3. "Buscar quem ficou para trás" - Uma atitude nobre, filantrópica, de quem não olha apenas para o próprio umbigo, mas que se preocupa com o desenvolvimento do próximo. Considero este pensamento, mas apenas quando a atenção está voltada para um determinado indivíduo. Mesmo porque a evolução é de um alcanse ainda maior. Acredito que a evolução acontece mesmo quando não se está preparado ou não se dá importância a ela. Por essa razão, pessoas, empresas, sociedades inteiras ficam para trás. E a evolução está em constante movimento pela intervenção de poucos, porque sempre há alguém que acredita e luta por ela. É também sabido que a evolução trás benefícios para o coletivo. E os que ficaram para trás, mais cedo ou mais tarde, se conscientizarão disso, e mesmo assim nem todos se atualizarão, infelizmente. A vontade de crescer e se desenvolver não é prioridade na vida de muitos. Milhares vivem apenas pra sobreviver, enquanto outros (a menoria) vivem pra colher desta vida o melhor que ela tem a oferecer e estão constantemente explorando novas áreas do conhecimento e vivenciando grandes emoções.

    ResponderExcluir
  4. Caro Carlos, meu aluno brilhante, vc está cheio de razões, com uma visão no coletivo e nas corporações;
    parabéns e obrigado por sua participação nas minha aulas

    ResponderExcluir