sábado, 30 de maio de 2009

A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO

Origem da palavra: do latim “ Religio “ .
Significado: “prestar culto a uma divindade“; “ligar novamente”; “ religar “.
Definição: conjunto de crenças relacionadas com o que consideramos sobrenatural , divino, sagrado e transcendental.
Ação: aplicação e comportamento de vida baseada em conjunto de códigos morais e de rituais que derivam de nossas crenças.
Considerações:
- anteriormente ao movimento chamado de cristianismo, “religio” referia-se a uma forma de comportamento marcado pela precisão e rigidez , na observação de costumes severos em determinadas épocas.
- parece não haver uma palavra equivalente a “religio” em outras civilizações.
- a primeira religião entre os humanos foi a estabelecida na adoração à Deusa Mãe, à Mãe Cósmica , à Mãe Terra , originando em função dessa adoração as sociedades centradas nas manifestações das figuras femininas, chamadas de Sociedades Matriarcais, onde cada civilização representaria a Deusa com várias denominações diferentes. A Índia nos revela alguns exemplos até hoje ,e, observa-se significativamente nas civilizações Gregas e Romanas .
- Joseph Campbell refere que foram os hebreus os primeiros a sugerir mudança para uma organização de Sociedade Patriarcal ( derivado da palavra grega pater – do sexo masculino).
- cada religião sugere o entendimento de normas e praticas próprias, algo que nos foi deixado por aqueles que nos antecederam .
- os cristãos, judeus e maometanos acreditam em um só deus( monoteístas ),enquanto outras civilizações ,principalmente com influência grega e romana , acreditam em vários deuses (politeístas ).
- a definição de religião sugere a existência de crenças, rituais e filosofias diferentes, impondo um comportamento típico/característico das pessoas em função da crença que professam . Constata-se que as diversas religiões praticadas nas diferentes civilizações são muito diferentes entre si e cada uma terá uma visão e relatos diferentes sobre a Criação do Universo, sobre a Origem Humana , o Sentido da Vida e na Existência de Vida após a Morte ( a maioria das religiões acreditam que exista vida após a morte ).
- mais do que individual e pessoal a religião é um fenômeno social. Daí o surgimento de partidos, comunidades, seitas, igrejas, que exigem mais do que a manifestação da mesma fé , mas também a adesão à filosofia e comportamento comum a este grupo social. Na maioria das vezes perseguem aqueles que pensam/agem/sentem de forma diferente.
- a grande maioria das religiões acreditam na existência de seres chamados “superiores/de luz”e que teriam influência ou poder de determinação no destino dos humanos .
- civilizações mais livres da influência das religiões não observam nenhuma divindade e desempenham seus papéis nesta sociedade conforme valores morais, éticos e senso cooperativo em benefício desta comunidade.
- ateísmo é a negação da existência de qualquer tipo de divindade. A dúvida sobre a existência de um deus ou de qualquer religião e pratica teísta , é chamado de agnóstico . Acreditar num Deus que só pode ser conhecido pela razão e não pela fé ou pela tradição, é chamado de deísmo.
- mais da metade da população do mundo congregam nas religiões monoteísta ( judeus, cristão, islâmicos ), concentram-se no ocidente.
- nas antigas religiões os templos eram locais onde habitavam os deuses , por isso eram locais chamados de sagrados, não eram locais de pratica religiosa . O próprio Cristo faz referência quando expulsa os comerciantes do templo : “não sabeis que esta é a casa do Pai ? ”.
- Heródoto , descreve em suas histórias , que as diferentes praticas religiosas encontrada nas diferentes civilizações criavam os deuses segundo suas culturas e necessidades.
- é interessante como se dá a evolução histórica das religiões. Desde o século XVIII a maior parte dos textos chamados sagrados , das religiões, foram traduzidos para as línguas européias e passaram a ser objeto de estudos pelos antropólogos, iniciando-se com o estudo das religiões tribais. Sugere-se um esquema evolutivo das religiões, no qual a forma primitiva era o animismo ( sistema que atribui alma a todas as coisas e fenômenos naturais, capazes de agir conforme uma finalidade ), evoluindo depois para o politeísmo e só mais tarde para o monoteísmo .
- as igrejas passaram a ser os locais onde se aprendem e praticam as religiões e,os deus(es) passam habitar no “corpo humano” (no coração = sede das emoções ) das pessoas: “ não sabeis que sois o templo do Espírito Santo “ palavras de Cristo. É expressão popular: “ Deus está dentro da gente “.
- estudos dos Sociólogos sobre religião , revelam que são elas as responsáveis pelos fenômenos sociais mais importantes das sociedades, com influências significativas sobre a forma de vida dos indivíduos e da comunidade.
Será que :
As religiões tornaram-se hoje um negócio, onde a matéria prima é a fé e as igrejas os balcões onde se negocia esta fé ?
O ser humano é naturalmente teísta ( precisa acreditar em um deus ) e as igrejas ficam com o ágio da fé ?
As igrejas tornaram-se uma casa de exibição de shows pra atrair fiéis dizímistas ?
Os ministros das confissões religiosas fizeram delas o seu meio de vida, apenas ?
Religião é uma forma, até que acessível ( contribuição apenas de 10% dos ganhos de uma pessoa ) de terapia de auto ajuda ?
Enfim, porque será que o homem criou ou permitiu que criassem todas estas estratégias na vida? Para suportá-la? Para viver melhor ? Para atender a uma necessidade básica , ter que acreditar em algo sobrenatural para vencer o natural ?
Religião é uma influência nefasta, pois não permite conhecermos e entendermos nós mesmos?
Como as escolas, não são inúteis são prejudiciais ? As sociedades mais livres e democráticas são aqueles que não possuem escolas e igrejas ? Estão elas à serviço de quem ? São bem governadas ?
Enfim que influências boas e ruins trouxeram para nossas vidas, independente das pessoas que conhecemos e das descobertas que tivemos como forma de realizarmos nossos negócios.

Um comentário:

  1. MEU REI, CONCORDO COM VOCE EM GENERO NÚMERO E GRAU, MAS É NECESSÁRIO QUE ESTAS CASAS DE SHOW EXISTAM,É O ÚNICO LUGAR ONDE SE APRENDE UM POUCO SOBRE DEUS, PAGA-SE O PREÇO JUSTO, BOBO DAQUELE QUE PAGAR A MAIS
    MAS QUE É UM GRANDE NEGÓCIO É!!!

    ABRAÇÃO EDY

    ResponderExcluir