sábado, 23 de maio de 2009

CARACTERÍSTICAS DO MEDO

O que é o medo ?
É o resultado de uma reação em cadeia , que ocorre no nosso cérebro, com a liberação de componentes químicos.
O que causam esses componentes químicos ?
Entre outras coisas causam : aumento da freqüência cardíaca, aceleração na respiração e tensão nos músculos.
É preciso considerar que o cérebro é um órgão delicado e complexo, provido de uma rede de comunicações , responsável pelo desencadeamento do que PENSAMOS, como AGIMOS e a forma como SENTIMOS ( o pensar/ o agir / o sentir ). Há duas maneiras em que ocorrem esta comunicação :
1) iniciada com o pensamento ( negativo ) e reproduzida por uma ação, na maioria das vezes indesejável mas consciente.
2) com respostas autônomas. A resposta ao medo é praticamente independente do consciente ( autônoma = não a disparamos conscientemente ).
As células do cérebro estão praticamente o tempo todo em atividade transferindo informações e iniciando respostas.
O medo é um sentimento que envolve grande parte das áreas do cérebro. As mais importantes são:
- Tálamo : decide para onde enviar os dados sensoriais recebidos ( da boca, da pele, dos olhos, dos ouvidos );
-Córtex sensorial : interpreta os dados sensoriais;
- Amígdala ( Tonsila cerebelar ) : decodifica emoções, determina possíveis ameaças e armazena memórias do medo;
- Hipotálamo : ativa a reação de “ luta“ ou de “fuga”.
Qual a resposta do medo ?
A resposta do medo é um processo, começa com um estímulo que nos assusta severamente e termina com um dos dois tipos de reação : LUTA OU FUGA .
Como o medo é criado ?
A criação do medo é um processo que evidentemente acontece no cérebro e é inconsciente. Considera-se que efetivamente há dois caminhos entre o início e o final do processo que acontece simultaneamente :
1) caminho baixo ( rápido e desordenado );
2) caminho alto ( lento e mais preciso que o anterior )
O primeiro nos diz para não arriscarmos. Sugere sempre uma ação para depois sabermos da reação e conseqüências ( lutar ou fugir , sem pensar ).
O segundo é sensato. Reflete para escolhermos a melhor ação dentre as possibilidades; o que é melhor ? lutar ou fugir ? dependendo do acontecimento, do fato, da situação .
Exemplo: diante de um barulho em casa, não identificado, quando se está descansando, ocorre dois caminhos. O baixo nos fará pensar ao mesmo tempo é alguém ou o vento ? e o Hipotálamo já se prepara para iniciar a reação de lutar ( ir ver o que é ) ou fugir ( sem identificar o tipo de barulho ) . O caminho alto vai procurar identificar o barulho, se conhecido ou não, as possibilidades ( o que poderá ser ) , e, com calma descobre que o vento abriu a janela e caiu um objeto . Os componentes do cérebro se comunicam até chegar a informação que não há perigo e aborta a reação de luta ou fuga. Como o caminho alto tem um percurso maior do que o baixo, há um tempo ( mesmo que curto ) de sofrimento; sempre haverá desconforto.
Como é o mecanismo de ação ?
- Referente às reações produzidas no organismo , de luta ou fuga, o Hipotálamo ativa dois sistemas:
1) Sistema Nervoso Simpático ( SNS ) , usando as vias nervosas para iniciar a reação no corpo;
2) Sistema Adrenocortical , usando a corrente sanguínea .
- A combinação dos efeitos desses dois sistemas traduzem a reação de luta ou fuga.
- O Hipotálamo informa ao SNS que é hora de entrar em ação , o efeito é complexo ( o corpo acelera, fica tenso e mais alerta ).
- De acordo com o barulho ( no exemplo acima ) vamos ter que fazer algo ou rápido, enfrentado a situação ou sair correndo .
- Os impulsos produzidos pelo SNS estimulam as glândulas e a musculatura lisa que diz à medula adrenal para liberar os hormônios do estresse ( adrenalina e noradrenalina ) na corrente sanguínea .
- Como conseqüência teremos aumento na freqüência cardíaca e na pressão sanguínea ; o corpo muda.
- O problema agora fica mais complexo pois, ao mesmo tempo com comunicações especialíssimas , faz com que a pituitária secrete o hormônio adrenocorticotrópico, que através da corrente sanguínea chega ao córtex adrenal, liberando em torno de trinta diferentes hormônios, preparando o corpo para lidar com uma ameaça (sair da tranqüilidade ), provocando a reação química que nos leva : ao aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca / as pupilas se dilatam para receber mais luz/ as artérias da pele se contraem para enviar maior quantidade de sangue para os grupos musculares mais importantes , ocasionando os “calafrios” / o nível de glicose no sangue diminui/ os músculos ficam rígidos ( se energizam com a adrenalina e a glicose )/ a musculatura lisa relaxa para permitir maior entrada de oxigênio nos pulmões /os sistemas menos importantes no processo(digestivo,imunológico)são “desligados” para não gastar energia e ser ela utilizada nas funções mais emergentes / dificuldade de concentração mesmo nas atividades mais simples ( o cérebro mantém o foco na ameaça ) .
Qual a razão do medo em nossas vidas ?
TODOS os SERES vivos TEM MEDO . Este sentimento é fundamental para a sobrevivência. Caso contrário nos exporíamos sempre sem disciplina ( aventuras, doenças sexualmente transmissíveis, velocidade , animais venenosos e predadores ). Interessante: há registros de que pessoas submetidas à diferentes medos tiveram uma pressão evolutiva mais favorável.
O que é medo condicionado ?
É quando mantemos um registro de fatos anteriores; por exemplo: na fase adulta ter medo de cachorros, pois, possivelmente tempos passados algum cachorro nos mordeu ou nos amedrontou.
Do que temos medo ?
Em 2005 o Instituto Gallup realizou uma pesquisa revelando os medos mais comuns entre os adolescente americanos, são :
1. ataques terroristas
2. aranhas
3. morte
4. fracasso
5. guerra
6. altura
7. crime/violência
8. ficar só
9. o futuro
10. guerra nuclear
Obs.: parte desses medos entram na fase adulta, mudam de intensidade e prioridades.
Acredita-se em Medos chamados Universais ( parece ser comum a todas as pessoas ) como por exemplo cobras, aranhas, ratos e etc. Além de perder o emprego, não ter dinheiro suficiente para financiar a vida , morte de parentes próximos , etc. .
Há os Medos Específicos oriundos de costumes, culturas, religiões, comunidades e certos indivíduos; são as FOBIAS.
Sentir medo de vez em quando faz parte da vida. O problema é viver com os medos crônicos, pois irão debilitar as pessoas, física e mentalmente, diminuindo a resistência orgânica e facilitando o surgimento das doenças oportunistas.
Como superar o medo ?
A extinção dele parece possível , mas , demanda um tempo maior para pesquisas. Sugere-se:
1) Exposição : a cura ( ou aprender a conviver com tipo de medo específico ) para uma pessoa que tem medo de determinado animal ou fato, é procurar , dentro dos limites de segurança, conviver com esse animal ou fato para verificar a transformação , a aceitação e se fortalecer . É preciso se EXPOR e conviver o mais natural possível com os animais ou os fatos que ocasionam o medo para superá-los. É um treinamento e aprendizado .
2) Medicação : procurar um profissional consciente , preparado e comprometido.
3) Terapia : escolher como terapeuta, de preferência por indicação, um profissional que se envolva com seu caso e tenha formação específica.
4) Oração : “ eu tudo posso NAQUELE que me fortalece “ . Sobre este assunto falaremos no próximo artigo.
5) Aprenda sobre aquilo que gera o medo. A ignorância sobre o fato, fortalece o medo. A incerteza é um dos grandes componentes do medo .
6) Pensamento positivo . O maior inimigo do homem é o medo, gerado no seu cérebro, quem o alimenta são os pensamentos negativos.
7) Controlar a ansiedade : a ansiedade faz parte da vida, não há como eliminá-la, contudo com conhecimento e razão devemos minimizá-la e , conseqüentemente os transtornos por ansiedade generalizado causador dos medos e por ela nutrido poderão até ser suprimidos de nossas vidas . Também será assunto de nossas reflexões.
8) Pratique: tudo aquilo que causa medo só de pensar em tentar fazê-lo, deve em etapas ser feito , aumentando gradativamente o grau de dificuldade obtendo um retorno positivo.
9) Descubra alguém que não tem medo :ela contará porque não tem medo, o que fez para superá-lo. Que métodos usou para promover alívio e conforto.
10) Fale sobre seu medo : um dos segredos da vida é compartilhar, um facilita a vida do outro,passamos a perceber que todos somos mortais, finitos, sem querer mostrar para alguém aquilo que efetivamente não somos. Ser transparente implica numa condição que envolve número significativo de fatos; é um desafio .
11) Meditação: o medo por ser o resultado final de um processo em cadeia com liberação de produtos químicos, é preciso interromper o processo, abortar a reação .
12) Iniciar um processo : que permita suspender o desenvolvimento em cadeia que tem como produto final o medo.
O medo não é uma emoção simples. Para melhor vivermos , com menos sofrimento , precisamos de ajuda para superá-lo ou aprender com ele conviver . Cada um escolherá a forma de ajuda, dentre as sugestões fica claro que além de efetivas, elas se potencializam quando associadas. São sempre eficientes e eficazes .

Um comentário:

  1. Meu rei
    Lembra-se de Amigos ou Amizade, é isso, é pensar e receber na hora como eu recebi. VALEU!
    Sua teoria sobre o medo não tem contra indicação. TEORIA EQUILÍBRIO ORAÇÃO E PRÁTICA,senão de nada valerá termos lido o artigo. carinhoso abraço Edy

    ResponderExcluir