sábado, 16 de maio de 2009

O MEDO x SENHOR – Pastor e Hospedeiro

Interessante, em toda minha vida o que mais gosto de entender é sobre o comportamento humano. Estudiosos e pensadores sobre o assunto foram o que mais li e me fizeram refletir, permitindo afirmar que o medo é o mais significativo dos sentimentos humanos. Revela-se ele nas diferentes situações do cotidiano: medo da dor, do sofrimento, da ansiedade pelas coisas ruins que podem nos acontecer, de perder o emprego, da falta de segurança física e econômica,do seqüestro, na volta dos membros da família para casa, da solidão, de enfrentar situações novas, dos fenômenos da natureza, na revolta eventual dos menos protegidos pela sociedade.
Não há forma nenhuma ( entendo o significado da palavra nenhuma ) de eliminarmos o medo da vida humana, mesmo porque é ele necessário para entendermos nossas limitações e finitude diante de algumas ações e perigo. Medo também é segurança. Falo do medo que esvazia a harmonia e a alegria de viver ( que apesar de tantas dificuldades é tão prazeroso viver ). Viver não é importante, o importante é viver bem ( não sob qualquer condição ); viver em plenitude ( ou próximo disso ).
Acreditar na existência de um Ser Maior e a religião são efetivamente dois excelentes remédios. O que fortalece esta relação é a oração. Você tem idéia neste momento qual o número de pessoas que estão orando, nas diferentes formas e para diferentes deuses? Qual a melhor forma e a quem devemos dirigir nossas orações? De braços para o alto, de joelhos fletidos, de frente para o muro, rosto em terra, falando, cantando, gritando, orando em línguas estranhas, chorando ? Isso não é o mais importante a ser considerado. O importante é termos um coração contrito e humilhado. Um coração movido por razões conscientes das nossas iniqüidades e fraquezas, das nossas limitações humanas ,da condição universal de pecador, onde somos simplesmente um ser habitante e comensal na terra do Senhor ( alguns o chamam de Arquiteto do Universo ).
A oração só tem valor quando for proferida de forma sincera. Deve ser dirigida ao provedor; no diálogo entre pai e filho, entre criador e criatura não deve haver intermediário.
Dessa forma a oração transforma-se em ação, consolo e amparo. A excelência humana torna-se jovem ( fortalecida ) e serena para as ações do dia-a-dia e tomada de decisões. Viver é administrar, administrar é estabelecer prioridades.
João 14-27 : disse Jesus: “ deixo-vos a Paz, a minha Paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não turbe o teu coração, nem se atemorize “ ...
Sugiro a leitura do Salmo 23 – a felicidade de termos o Senhor como nosso pastor.
Mateus 6, 5-6: “ E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto te recompensará “ .
A C R E D I T A R

Necessidade que temos de acreditar em algo ou alguém com poderes especiais!
Para que o misticismo? Para que acreditar em falsos deuses? Por que não crer no Deus de verdade ?
Salmo 7: “ Senhor, Deus meu, em ti confio; salva-me de todo o que me persegue, e livra-me; para que ele não me arrebate, qual leão, despedaçando-me, sem que haja quem acuda “.
Salmo 8: Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda terra, tu que puseste a tua glória acima dos céus! Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu Senhor, não abandonas aqueles que te buscam “.
O medo e a certeza das nossas limitações fazem-nos acreditar em forças sobre-naturais capazes de vencerem os fenômenos naturais. O tamanho dessas forças é diretamente proporcional à certeza de nossas fraquezas.
O maior milagre do Criador é a criação. Quem é capaz de criar ou melhorar a natureza? Protegê-la seria o suficiente. Vemos nos homens a iniqüidade, a corrupção e destruição.
Criação é vida ( conjunto das funções que resistem à morte ). O Criador foi perfeito, existem em nós todos os meios necessários para levarmos muito bem nossa própria vida. Temos a responsabilidade de preservá-la, uma vez que como já revelado : viver não é importante, o importante é viver bem.
Se este assunto foi o olhar da fé sobre o medo os próximos terão considerações científicas , entendendo e aprendendo a lidar com o medo e suas conseqüências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário