Origem da palavra fé : do grego “PISTIA” e do latim “FIDES” .
Definição de fé: é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.
Conceito: a fé relaciona-se unilateralmente com os verbos: acreditar, confiar ou apostar.
Exemplos: se temos fé em algo ou alguém, então acreditamos, mais que isso confiamos e apostamos neste algo ou alguém.
Essência: ter fé é nutrir um sentimento de AFEIÇÃO, de AMOR, pelo que acredita, confia e aposta.
Considerações:
- a fé não baseia-se em fenômenos e evidências físicas, químicas ou biológicas devidamente reconhecida (ainda) pela comunidade científica , pois infelizmente, não há estudos sobre as transformações orgânicas que efetivamente ocorrem na vida das pessoas; contudo as evidências observadas (e constatadas ) na vida real são as melhores testemunhas. Mais uma vez lembro as palavras de Clarice Lispector “não se preocupe em entender todas as coisas, pois viver, ultrapassa a todo entendimento”. A expressão mais fiel da fé é ter fé e constatar os resultados dela provenientes. Está seguramente associada às experiências pessoais, a ciência não tem portanto como uniformizar metodologicamente seus estudos em busca dos resultados; não tem como avaliar, medir, comparar.
- a fé pode ser compartilhada ? Sim! Para criarmos no nosso grupo social, ou para nós próprios, a cultura da transformação pela fé.
- o sentimento de fé pode ser nutrido em relação às pessoas, objetos, ideologia, pensamento filosófico, seitas, confrarias, crenças populares, dogmas religiosos, ...
- a fé manifesta-se normalmente de forma emotiva ( as coisas e pessoas quando tem capacidade de nos emocionar, perduram nas nossas vidas ). Pode , raramente, ser também racional.Para alguns a fé é irracional, sugerindo em acreditar apenas no que é lógico, no que tem evidências concretas e pode ser demonstrado.
- normalmente a fé pode ser gerada por uma razão ou necessidade específica, e, pode também não ter razão ou motivo nenhum(mesmo sendo passional ou racional). Não impõem necessariamente a descrição material das evidências, podendo ser visionária .
- as religiões podem oferecer para o termo “fé” vários significados e interpretações diferentes, mas, na maioria das vezes está relacionada à lealdade. Interessante! Nas religiões construídas em crenças sem comprovação ou evidências confiáveis, a fé representa a aceitação das versões apresentadas sem questionamento, como expressão da verdade absoluta.
- tenho a impressão que fé, para a maioria das pessoas, é utilizada no sentido de fidelidade a Deus e creditar NELE a certeza do acolhimento das nossas necessidades .É ter um significado sentido de compromisso com ELE ( incondicional ou temporal ) de caráter pessoal. É acreditar na existência de Deus, na criação do mundo e na ação sobre a vida das pessoas.
- em algumas culturas a fé pode ter características simplesmente familiares e hereditárias.
- A fé ou ausência dela é de importância fundamental para a construção da identidade das pessoas e caracterização do comportamento humano.
- normalmente os seguidores do hinduísmo, judaísmo, cristianismo e os mulçumanos baseiam sua fé ao referirem evidências históricas e registros ( segundo eles confiáveis )sobre a existência de Deus e, Sua ação e intenção com os seres humanos. O número de pessoas que nisto acreditam é muito maior dos que acreditam em outras formas de relação com a vida e as pessoas.
- fideísmo é acreditar na existência de Deus, sem contudo obrigatoriamente, acreditar em outras crenças decorrentes.
Declaração: quando criança, por influência da cultura , da herança familiar e da tradição na escola que freqüentava, era religioso ( não tinha dimensão do significado e da importância da fé ), seguia os rituais realizado pela igreja . Gradativamente fui me esvaziando da religiosidade e perdi a fé ( que pouco existia em mim e o potencial que nunca foi exercitado ) . Porém, entendendo que o homem é um ser teísta, esta busca pode ser incessante para a maioria das pessoas, fugi da religião e quis entender um pouco da fé e suas influências no comportamento e decisões das pessoas. Me revelo hoje como um homem sem religião , mas, com muita fé.
O Salmo 23 sempre teve uma participação positivamente significativa na minha vida. Eu o via como futurista, deslumbrava um êxito , refletia como era importante para o amanhã e a garantia das conquistas. É o Salmo da Esperança ( assunto para próximos artigos ). Tens noção do que significa a esperança, a certeza da realização no amanhã ?
Decorridos dezenas de décadas na minha existência, como é bom afirmar: o que era fé transformou-se em realidade. O Salmo 23 não é mais só da esperança; o Salmo do amanhã. Foi o de ontem e principalmente é o de hoje. O declamo no presente com o vestígio da realidade no passado ”O Senhor é ( e tem sido ) o meu pastor e nada me falta ( e tem me faltado ) .... “. Hoje para mim (no início do final da minha existência) , fé é essencialmente e seguramente confiar. Fé é certeza da ação e generosidade de Deus na minha vida, que além de tudo, me deu você como aluno, amigo e parente, para constituirmos uma grande família. Mesmo com meus limites humanos, com minhas imperfeições pessoais, a minha Fé em Deus me transformou num vencedor diante dos obstáculos e dificuldades oferecidas naturalmente pela vida ; mais importante do que ser simples vencedor diante dos meus oponentes.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário