domingo, 19 de julho de 2009

LEALDADE E FIDELIDADE

Lealdade é a qualidade de quem é leal, sincero, franco, honesto, comprometido com seus princípios. Ela é representada por uma ação ou procedimento. É uma característica do SER da pessoa ( está ligado à pessoa humana, somos simplesmente leais ou não; ninguém o será pela metade ). Confunde-se com fidelidade, porém são coisas e situações diferentes.
Fidelidade : deriva do latim fidelitate que é a qualidade de quem ( pessoas ) é fiel ou do que ( coisas ou produto ) é fiel ; de quem ou o que conserva, preserva, mantém suas características originais; de quem ou o que mantém-se fiel à referência. É representada por um momento ou condição; pode mudar. É uma característica do ESTAR ( circunstancial ), podendo estar relacionada às pessoas ou às coisas (serviços, produtos, instrumentos, mercado, tecnologia...).Estamos fiéis enquanto forem atendidos nossas reais necessidades, quando os registros estiverem certos com o proposto pela sua função. Uma balança, um relógio, um instrumento, um aparelho que registra um valor diferente do real, não é fiel. Não serei fiel a um produto que não atende mais suas especificações ou tem preço aumentado sem justificativa. Serei fiel à companheira, à empresa, enquanto nas nossas relações houver o ingrediente fundamental: a confiança. Não existindo mais a confiança, perdemos a necessidade em sermos fiéis.
Podemos e até devemos deixar de ser fiéis, pois é uma relação de mão dupla, não depende só de nós. Na realidade ser fiel é uma conseqüência, tem que valer o preço, o sacrifício, a “pena “.
Nunca deveremos deixar de ser leais conosco mesmo, com o que existe de melhor dentro de nós ( muito menos para agradar os outros ). O que mais se revela na admiração pelas pessoas é a capacidade que elas tem de manter-se leais aos seus princípios ( suas atitude são coerentes com suas palavras , com o que foi proposto ). A existência e manutenção de uma amizade sincera depende da lealdade (mais do que dever) é um pré-requisito para vivermos em harmonia. Sêneca dizia que a lealdade é o bem mais sagrado do coração humano. Textos judaicos revelam que a lealdade é um dos pilares que sustentam o real do homem, o seu caráter. Confúcio solicitava que fosse reservado um lugar de proeminência para a lealdade. “Lealdade dá tranqüilidade ao coração” : Shakespeare, pois, a comunicação entre os corações é realizada através da manifestação da lealdade. A falta dela nos leva à dificuldade em vivermos bem, à insegurança sobre nossa condições e possibilidades, ao fracasso devido não utilizarmos nossos potenciais e reais forças interiores.
As corporações buscam incessantemente ( por saberem que é esta a estratégia mais importante na obtenção e manutenção do sucesso ) serem leais ao consumidor para que se tornem fiéis ao seu serviço ou sua marca. São leais à sociedade quando utilizam os valores por elas reconhecidos, e explicitados, no cumprimento de sua missão. A fidelidade do consumidor existirá apenas como conseqüência da lealdade do organismo corporativo.


No mundo dos negócios (ou não) a fidelidade por depender muito do outro ( lembro que para o outro, o outro somos nós), não é uma relação que se encerra em si mesma, é muito difícil de ser conquistada, contudo é possível, para isso precisamos:
1) ter uma missão para a existência ( que dará sentido para a nossa vida ) enlevada por princípios de acordo com padrão ético e moral elevados e, nos comprometermos com eles na pratica das nossas ações. Ser leal .
2) possibilitar o reconhecimento daqueles que mantemos relação e desejamos fidelidade, dos valores empregados e justamente reconhecidos:
- pela contribuição da nossa participação; -
- pelas vantagens da utilização dos nossos serviços ou produtos , possibilitando um resultado desejado, e, com responsabilidade social.
Obtermos fidelidade, como conseqüência da nossa lealdade, devemos primeiro sermos verdadeiros conosco mesmos; isso só se realiza em um ambiente propício. Num mundo caracterizado pela ambição sem limites, fica difícil a sua conquista e manutenção. As empresas, como as pessoas, estão sujeitas às mesmas regras, pois, são elas representadas pelo comportamento conjunto das pessoas que nela atuam.
A lealdade é uma escolha pessoal, a fidelidade é uma conquista que depende de muitos fatores, entre eles:
- evitarmos falar mal das pessoas e da instituição, se não for para elogiar o melhor é ficarmos calados;
- devemos descobrir e enaltecer as qualidades das pessoas e os valores positivos da empresa;
- precisamos cumprir com bom humor nossas funções valorizando o trabalho do outro;
- temos que honrar nossos compromissos, independente das condições;
- é fundamental percebermos a importância do nosso trabalho , os benefícios oferecidos por ele e realizá-lo com interesse em melhorá-lo sempre;
- somos obrigados a estabelecermos princípios, que deverão ser considerados na execução das nossas ações e , nos mantermos fiéis a eles;
Ser ou não ser leal ? Eis a questão ! Lealdade não pode ser manifestada conforme conveniência , uma vez que princípios relacionam-se com a construção do caráter das pessoas e garantem para as organizações a fidelidade das pessoas envolvidas no processo. Ser ou não ser leal é respectivamente: ter ou não ter caráter, querer ou não querer construir com o cliente uma relação sincera e mais duradoura. A alma da empresa é como nossa consciência, para sermos fiéis a ela devemos ser leais com nossos sentimentos, com a missão da instituição.

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