quinta-feira, 2 de julho de 2009

P A C I Ê N C I A

Pode significar: qualidade de paciente ( pessoa que espera com calma, que persevera com
ânimo, sereno ) ; virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes ou revolta.
Se opõem ao desespero e a ansiedade ( que faz parte da existência humana ) exagerada. O impaciente é como uma mula: teimoso e estéril ( mais do que não produzir nada de útil, é prejudicial à saúde emocional e física – dói ! ).
Mais do que coisas bonitas, vou procurar facilitar o exercício de praticas aplicáveis para conquistá-la. Porém antes é preciso termos consciência de quanto a falta dela é prejudicial , nos levando obrigatoriamente à sofrimentos desnecessários e dificultando novas conquistas. A vida já é muito curta para desperdiçarmos tempo com situações que geram desconfortos e nos tornam improdutivos.
Victor Hugo diz que a esperança seria a maior das forças humanas, se não existisse o desespero ; e que a tolerância é a melhor das religiões. A falta de paciência nos torna intolerantes , impedindo de mantermos a esperança ( aguardar que o melhor aconteça ).
Tolerância: qualidade do tolerante(que tolera; indulgente; que desculpa certas faltas ou erros); ato ou efeito de tolerar ( suportar com indulgência; suportar; admitir; dar tácito consentimento ).
O que devemos tolerar? O que é tolerável ( merecedor de indulgência ); o que depende da compreensão mais do que do fácil e indesejado julgamento .
A tolerância, produto da paciência, permite-nos sermos mais justos.
A paciência não deve ser confundida com o conformismo ( Deus quis assim ! ). Paciência é a prática da sabedoria em esperar em paz o momento da realização de algo , ou a obtenção de um resultado positivo esperado. Alcançar objetivos demanda tempo e é circunstancial ( não é fruto imediato ), a espera é inevitável e não podemos antecipadamente nos decepcionarmos por não termos de pronto atendida nossas expectativas. Interessante, os objetivos mudam com o tempo . É importante mudarmos o contexto, diante de novas situações. Observe o trajeto , perceba a importância da mudança, é preciso esperar para a concretização no melhor momento ( sem imediatismo ). Os eventos devem acontecer no tempo certo ( quase nunca é o tempo por nós estipulados- observe as realizações no passado ). Isto nos faz entender e, o melhor é aceitar que é impossível uma vida perfeita ( aqueles que assim esperam serão eternos insatisfeitos ). Certezas e inseguranças, guerra interior e paz, alegria e tristeza, altos e baixos, sensação de sucesso e fracasso, saúde e doença, entusiasmo e decepção são elementos integrantes da vida de todas as pessoas ( talvez não nos conforte, mas, não é acontecimento que se realiza exclusivamente na sua vida , faz parte da existência humana ). Ao considerarmos que na vida tudo pode ser melhorado ( ninguém vive só bem ) está implícito que satisfação plena não existe. A paciência nos faz entender a realidade e conseguimos apreciar as coisas boas que acontecem nas nossas vidas ( e são muitas ) e não apenas valorizar o que não temos, o que não conseguimos, o que nos falta. Paciência é fazer a nossa parte ( que é lutar ) e esperar o melhor acontecer com o mínimo de ansiedade. Paciência é não buscar sistematicamente a perfeição, porque é impossível alcançá-la. Se infelizes são as pessoas que não conseguem o que querem, aquelas que pensam que conseguirão alcançar todos os seus objetivos, também o são.
Esperar pacientemente exige um exercício significativo e temos como auxílio entre outras possibilidades:
- utilização de um mantra; a reza funciona como um mantra:
- orar( com fé ), pois nos dá ânimo para o tempo da espera;
- acreditar em algo sobrenatural ; entregar na mão de alguma entidade superior;
- nos fortalecer com pensamentos positivos;
- conhecer e praticar o que disseram sobre o assunto pessoas que tiveram um papel relevante na sociedade, como:
- Martin Luther King Jr. : “ nossa eterna mensagem de esperança é que a aurora chegará “ ( por isso devemos exercitar a paciência, pois ela chagará e não já chegou; paciência é um sentimento positivo que nos faz esperar acontecer e, esperar com esperança: que o melhor virá ).
- o que disse Jesus se referindo ao Espírito Santo de Deus “ deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo dá . Não se turbe o vosso coração e nem se atemorize”.
- lembrar do Salmista : “ somente em Deus espera silenciosa a minha alma; Dele vem minha salvação. Só Ele é minha rocha e salvação; é Ele minha fortaleza; não serei grandemente abalado “ . ( Salmo 62 )

Um comentário:

  1. Meu rei,

    Paciência, é um dom que Deus nos deu de presente. O dom da espera do hoje, do amanhã, do sempre. Do tempo que se faz necessário, e que será eterno.

    carinhoso abraço Edy

    ResponderExcluir